quarta-feira, fevereiro 15, 2006

2ª Plantação da AAPEF 2006

A 2ª plantação da AAPEF aconteceu no sítio do costume a 11 de Fevereiro.
O “discurso” inicial foi mais curto e baseou-se sobretudo nas tarefas que nos esperavam.
Como é habitual, paramos no Poiso para tomar qualquer coisa para aquecer o corpo e logo depois deixamos um grupo de voluntários na Cabana do Dr. Rui Silva para dar continuidade ao excelente trabalho que tem sido feito naquela área.
Fiquei a saber que na última plantação (a minha 1ª) não estive na parte de baixo, mas sim no meio.
Desta vez sim, fiquei mesmo na parte de baixo (fica antes da última curva). Esta é uma área muito mais ampla, mas mais fácil de trabalhar.
Como não consegui chegar a tempo de agarrar um “sachinho”, tive de agarrar-me a uma enxada que era quase maior do que eu.
Uma vez mais gostei de participar nesta actividade; muitas pessoas podem não achar interessante, mas para mim é um trabalho que acaba por ser gratificante.
Agora só tenho de melhorar a minha técnica de trabalho (e comprar um daqueles fatos como o da Sónia), pois no fim da plantação reparei que eu era a que estava mais suja de terra (ai que vergonha); para safar-me desta inventei uma “boa” desculpa: «Fiquei toda suja porque plantei com muito empenho, até dei o corpo à terra»... (que desculpa mais esfarrapada).
Depois de termos plantado tudo, ainda tinha a “estilha” para cobrir as nossas plantinhas...eu aqui portei-me como uma verdadeira malandra: fiquei sentada a ver os outros trabalhar (perdoem-me, não volta a acontecer).
Ainda tirei umas fotos do pessoal trabalhador.
Depois de tudo isto descemos até a Cabana para dar uma espreitadela à evolução dos trabalhos. Está ficando um trabalhinho de profissionais...até já plantaram Junquilhos à volta da casa e tudo.
Tivemos uns momentos engraçados dentro da Cabana por conta duma “taça” que lá está (e que, segundo alguns, não combina com a Cabana - eh eh eh – se acontece alguma desgraça àquela taça nem quero saber o que vai se passar depois) e ainda por causa do baptizado da salamandra que foi restaurada.
No final “fomos à Sopa de Trigo” na Casa do Burro, convivemos mais um pouco e regressamos à base.
Para terminar fica a informação da meteorologia do Pico do Areeiro neste Sábado: muito nevoeiro, imenso frio, montes de vento, mas pouca chuva (felizmente). Esta resolveu dar “o ar da sua graça” apenas no final.
Aproveito também para deixar os votos de melhoras ao Dr. Rui Silva (soube que está doente).

Tânia Freitas

Deixo-vos agora as poucas fotos que tive a oportunidade de registar:


Cabana do Dr.Rui Silva - Futuro Centro de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha


Trabalhadores empenhados na plantação






Nas fotos podem ver bem o nevoeiro que esteve sempre presente


Aqui estão os Junquilhos que estão plantados à volta da Cabana



A famosa "taça" da Cabana

Sem comentários: