Iniciativa dos membros de um Fórum madeirense (Take-Digital) realizada no passado dia 6 de Novembro de 2005.
Ao todo participaram 20 pessoas (membros e não membros do fórum).
O tempo chuvoso não intimidou os participantes desta actividade, o que acabou por ser gratificante para quem a organizou.
Inicialmente estavam previstas 5 paragens que iriam ter sub-temas surpresa obrigatórios, o que não aconteceu devido ao tempo (que insistia em assombrar-nos). Os organizadores optaram por facultar uma lista com todos os sub-temas, deixando à escolha dos participantes quando e onde fotografá-los.
O tema principal era o Outono (claro) e os sub-temas foram:
- Animais
- Plantas
- Movimento
- 2 dos 4 elementos
- Terra, Ar, Fogo, Água
- Floresta
- Paisagem Natural
- Paisagem Humanizada
- Outono
Mas o melhor mesmo é começar pelo início.
O 1º ponto de encontro foi no Funchal às 9h00. Como é habitual atrasei-me, por isso fui directa ao 2º ponto de encontro, o Estacionamento a Norte do Aeroporto, às 9h45.
Depois de alguns desencontros (2 membros estavam no Parque do Aeroporto) iniciamos a nossa viagem com destino à Quinta do Santo da Serra, a nossa 1ª paragem. Aqui juntaram-se os 3 últimos membros do grupo (afinal não sou a única a atrasar-me LOL).
Foi entregue o panfleto da actividade a cada membro e... «bora lá meter as mãos na máquina que já se faz tarde».
Acho que muitos conseguiram fotografar todos os sub-temas pretendidos na Quinta...é um bom lugar para esquecer que o relógio existe.
Os membros aproveitaram para “pesquisar” os equipamentos uns dos outros e ainda para trocar umas dicas entre si (é uma boa maneira de aprender, trocando experiências).
Para todo o lado que me virava, via os “maníacos” da fotografia “disparando” contra tudo e todos...ainda tivemos tempo para fazer algumas brincadeiras fotográficas.
Depois de tantos “disparos” (alguns pensaram que não iam ter cartões suficientes para tanta foto) fizemos um ajuntamento no portão da Quinta, só para ter a certeza que ninguém ficava para trás...por falar em ficar para trás, houve um casalinho que depois de entrar na Quinta andou longe de todas as objectivas...só o voltamos a ver no final da etapa.
Continuando...
Próxima paragem: 4 Estradas, onde nos esperava um Comité de Boas Vindas – 2 Guardas Florestais (LOL). Pensavam que íamos praticar “desportos radicais” e queriam ver a licença (boa fiscalização, assim é que deve ser). Depois de dadas as explicações felicitaram-nos pela iniciativa e ficaram visivelmente aliviados ao se aperceberem que não íamos cometer nenhum atentado contra a Natureza.
A nossa Missão era fotografar e não destruir...e foi exactamente o que fizemos, apesar da chuva insistir em acompanhar-nos para todo o lado.
Foi uma situação cómica...até houve um membro que gozou e disse: “Pessoal, eles já foram...tirem tudo para a rua”...e todos obedeceram, sacaram as máquinas dos “abrigos” improvisados (as camisolas e casacos) e alguns foram mais longe...sacaram o guarda-chuva também.
Este spot, apesar de ser “menos rico” que a Quinta, proporcionou-nos magníficas fotos.
Foi uma etapa relativamente rápida...queríamos parar mais acima.
Chegados à 3ª paragem, fomos impedidos de sair dos carros pela forte chuva (3 membros aventuraram-se e ficaram molhadinhos LOL). Foi um bocado frustrante pois deste local podíamos fotografar a Cordilheira Central da ilha, para além de encontrarmos muitas outras variedades de cogumelos.
Mas era preciso muito mais que uma simples chuva para desanimar o grupo.
Ligamos os motores e “apontamos” para o Poiso. Uns beberam poncha para alegrar o espírito e outros preferiram o café para aquecer o corpo. Fizemos uma pausa prolongada para devorar a nossa “marmita”...a fome já apertava.
De barriga cheia, os organizadores acharam por bem fazer uma visita ao Pico do Areeiro. A ideia era subir acima das nuvens e fotografar um “mar de algodão” iluminado pela luz Solar...mas não tivemos sorte. Para além da chuva, o vento resolveu juntar-se à festa e trouxe mais um convidado: o nevoeiro; definitivamente o tempo estava contra nós.
Sem alternativa decidimos descer.
O grupo continuava animado, mas estava mais calmo...talvez por causa do frio característico daquelas altitudes.
Alguém deu a ideia de irmos até o Pico Alto. Dito e feito!!!
Teve uma certa piada (para mim) esta última paragem. Quando pensava que já tinha visto tudo, olho para o lado e vejo 3 membros carregando os seus respectivos tripés, mas um desses tripés era um autêntico “monstro”. Todos o comentaram, o que fez o seu proprietário sair-se com: “Este tripé é mais velho que vocês”...era mesmo uma coisa louca.
Depois desta cena fomos apreciar a paisagem sobre o Funchal (e fotografá-la, claro), encontramos mais umas espécies de cogumelos e ainda tivemos a oportunidade de “apanhar” um Tentilhão.
Deixo-vos agora com as fotos que escolhi para cada sub-tema:
ANIMAIS
Sem comentários:
Enviar um comentário